sexta-feira, 3 de março de 2017

Filmes que aparecem em outros filmes


La La Land - Cantando Estações
Recentemente o sucesso musical "La La Land - Cantando Estações (2016)" de Damien Chazelle mostrou o casal de protogonistas (Ryan Gosling e Emma Stone) em um sessão de cinema assistindo ao clássico cinematográfico "Juventude Transviada (Rebel Without a Cause). A personagem Mia confessa que nunca assistiu ao clássico de 1955 e é convidada a conhecer a história em um cinema que exibe filmes cults. Algumas cenas do filme são mostradas brevemente. São lances rápidos, de alguns segundos. Apesar de serem mostradas cenas curtas e breves, esse tipo de homenagem sempre deixam os cinéfilos empolgados. "La La Land" homenageia ainda outras obras, que são em sua maioria, musicais. 
Tomada por este tipo de referência feita em La La Land, separamos outros filmes que exibem cenas de filmes conhecidos.


Um Sonho de Liberdade (Shawshank Redemption, The) - 1994



um sonho de liberdade
Morgan Freeman e Tim Robbins
Um Sonho de Liberdade é um filme super cultuado entre os amantes da Sétima Arte e fala sobre a amizade. Concorreu a vários prêmios, entre eles ao Oscar e ao Globo de Ouro. Dirigido por Frank Darabont e estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman. A história se passa em um presídio e mostra Andy (Tim Robbins), acusado de assassinar sua esposa e seu amante e a vida que ele leva com injustiças e crueldades. Os presos de Shawshank tem como lazer assistir a filmes previamente selecionados. Em uma das cenas, vemos o filme Gilda (Gilda) - 1946. A cena mostra a belíssima Rita Hayworth, no papel de Gilda, jogando os seus cabelos, o que leva os presos em Shawshank à loucura. Cabe destacar aqui que Gilda mostra o que é considerada a primeira cena de strip tease da história do cinema.

WALL-E (WALL-E) - 2008


WALL-E é animação vencedora de um Oscar e de um Globo de Ouro de Melhor Animação e conta a história de um robozinho programado para coletar o lixo no Planeta Terra, que não é habitada por humanos. WALL-E é a única máquina que ainda funciona na Terra. Um dia, ele encontra uma TV que começa a transmitir um trecho do musical "Alô, Dolly! (Hello, Dolly!) - 1969, filme dirigido por Gene Kelly e estrelado por Barbra Streisand. A cena do robozinho encantado com o musical é belíssima. WALL-E fica sensibilizado e, em outra cena, vemos ele em um "ato humano" inspirado pela cena do filme que vê. Alô, Dolly! sempre está na lista dos melhores musicais de Hollywood e recebeu vários prêmios.


À Espera de Um Milagre (Green Mile, The) - 1999

Michael Clarke Ducan

Outro filme dirigido por Frank Darabont, que mostra cena de um outro filme é "À Espera de um Milagre". Estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Ducan conta a história do convívio de um chefe da guarda com presos que estão no corredor da morte. Um dia, chega o criminoso considerado o mais cruel de todos que por ali já passaram. Trata-se de um homem enorme e muito forte acusado de um crime chocante. Assim como em "Um Sonho de Liberdade", vemos um preso assistindo a um filme. O personagem de Michael Clarke Ducan assiste "O Picollino (Top Hat) - 1935. Um belíssimo musical dirigido por Mark Sandrich e estrelado por nada mais, nada menos que Fred Astaire e Ginger Rogers (considerado por muitos, os melhores atores/dançarinos de todos os tempos). A cena retratada é comovente.  


Sintonia de Amor (Sleeples in Seattle) - 1993


Rosie O'Donnell e Meg Ryan
Sintonia de Amor é filme dirigido por Nora Ephron e estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan. Esse filme bonitinho conta a história de um filho que tenta arranjar uma namorada por o seu pai (Tom Hanks) que ficou viúvo recentemente. Escondido, o filho pede por uma namorada em um programa de rádio. Várias mulheres se interessam. Uma delas é Annie (Meg Ryan), que espera viver um amor avassalador como no filme "Tarde Demais para Esquecer (An Affair to Remember) - 1957, dirigido por Leo McCarey e estrelado por Cary Grant e Debora Kerr)". Assim como no filme, ela marca um encontro no Empire State. Dois filmes estilo "mamão com açúcar". Doce e suave!  

Como Perder um Homem em 10 dias (How to Lose a Guy in 10 Days) - 2003


Kate Hudson e Matthew McConaughey
Essa comédia romântica nos conta a história de Andie (Kate Hudson) e Ben (Matthew McConaughey), um casal diferente que acaba se conhecendo com mentiras contadas por ambos os lados. Em uma das cenas, A Andie leva o Ben para assistir "Sintonia de Amor" o filme que acabamos de mencionar. Por ser um filme romântico, a Andie pensando em irritar o Ben, o leva para assistir um filme romântico, mas para a sua surpresa o Ben adora! Bom filme com um final pouco inteligente. 

Ele Não Está Tão a Fim de Você (He's Just Not That Into You - 2009

Ginnifer Goodwin

Nessa comédia romântica, que utiliza um recurso já feito em Harry e Sally: feitos um para o outro, mas menos elegante; temos a personagem Gigi, vivida por Ginnifer Goodwin. Gigi tenta arrumar um namorado obsessivamente. Nesta jornada ela conhece Alex (Justin Long) e se tornam grandes amigos. Mas na obsessão de Gigi, ao assistir "Alguém Muito Especial (Some Kind Of Wonderful - 1987)", clássico teen de sessão da tarde, ela chega a conclusão de que seu amigo, pode ser seu amor. Mas Gigi enfrenta confusões pela frente. Trata-se de uma comédia romântica com alguns momento cômicos e só. Serve como um passatempo. Como já dito, este filme mescla vários outros filmes do mesmo gênero. Algumas coisas dão certas e outras não. Assim, indicamos o filme Harry e Sally (comédia romântica de primeira).

Os 12 macacos (Twelve Monkeys - 1995)

Madeleine Stowe e Bruce Wilis


Dirigido pelo genial Terry Gilliam. Com Terry Gilliam é Ame ou Odeie. (Particularmente, este é um filme Ame). Cole (Bruce Willis) é enviado do futuro para investigar um vírus que dizimou a humanidade. Por um erro, ele acaba sendo enviado 6 anos antes do previsto e se envolve em um série de tramas para tentar descobrir o grupo que seria responsável pelo fim da humanidade: Os 12 macacos. Em uma das cena temos Cole e Railly (Madeleine Stowe) assistindo a "Um Corpo que Cai (Vertigo - 1958)" do mestre Alfred Hitchcock, que é considerado um dos melhores filmes do pai do suspense. Por ser um filme em que o personagem principal viaja no tempo, há uma reflexão quanto a mudança do ser humano no agir e pensar. Cole percebe que apesar do filme ser o mesmo, não importa o ano em que ele esteja, a percepção dele sobre o filme muda. Ele passa a gostar mais, toda vez que vê ou passa enxergar algo novo. Os 12 macacos e Um Corpo que Cai são filmes excelentes. 


A Hora do Pesadelo (Nightnare on Elm Street - 1984)

Heather Langenkamp e Robert Englund
Clássico do terror do aclamado diretor de filmes de horror Wes Craven, "A Hora do Pesadelo" conta a história de Fred Krueger (Robert Englund), que é queimado vivo pelo moradores da Rua Elm após vários atos cruéis contra crianças. Após sua morte, Krueger quer vingança e ataca as pessoas, quando estão dormindo. Para fugir da morte há apenas uma solução: Não dormir! Ato inerente ao ser humano, é impossível ficar sem dormir. Logo os personagens precisam encontrar meios para se manterem acordados. Em uma das cenas, vemos uma personagem tentando se manter acordada assistindo a um filme de terror. What?? Sim. O filme assistido é "A Morte do Demônio (Evil Dead, the) - 1981". Filme de terror trash clássico dirigido por Sam Raimi, que também dirigiu Uma Noite Alucinante II, continuação de A Morte do Demônico. Três ótimos filmes de terror que merecem ser assistidos.

Pânico (Scream - 1996)

Jamie Kennedy

Pensava-se que a era dos grandes filmes de terror haviam acabado. Somente eram lançados filmes de horror sem graça. Foi quando o grande Wes Craven se reinventou e inovou com Pânico de 1996. Pânico é aclamado e possui uma infinita quantidade de fãs. É uma grande homenagem aos filmes de terror. Conta a história de um assassino que mata quem não tem conhecimento dos filmes de horror mais famosos. O criminoso faz uma espécie de quiz e quem erra é morto. Vários filmes de terror são mencionados aqui, mas falaremos do filme que o personagem Randy (Jamie Kennedy) assiste minutos antes de ser atacado. 
Randy está assistindo ao clássico Halloween - A Noite do Terror (Halloween) de 1978, dirigido por ninguém menos que John Carpenter. O filme conta a história de Michael Myers uma assassino em série.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo post eu amo o trabalho de Ryan Gosling. Adoro muito os filmes de ficção cientifica e eu quando vi o trailer de Blade Runner 2049 já quería ver, ancho que é umo dos melhores filmes do Ryan Gosling, automaticamente escrevi nos filmes que deveria ver porque o elenco é realmente de grande qualidade, sobre tudo Ryan Gosling é um dos meus preferidos, por que sempre leva o seu personagem ao nível mais alto da interpretação, seu trabalho é dos melhores, um filme que desde o meu ponto de vista, é um dos melhores projetos.

    ResponderExcluir