domingo, 5 de março de 2017

Blaxploitation - Os 5 melhores filmes

blaxploitation


Na década de 70, surgia em Hollywood um movimento cinematográfico que dividiria opiniões dos expectadores. Até então, negros eram vistos em papéis menores e em sua grande maioria eram os vilões. A segregação racial vigente, legalmente, nos Estados Unidos ficou presente até o final da década de 60. Contudo, mesmo com a ilegalidade da segregação, o racismo era latente e o reflexo no mundo do cinema não poderia ser diferente. Assim, surgia no início da década de 70, um movimento impulsionado por empresários negros, atores e diretores, todas da raça negra, visando atingir um público negro através da representação da sua raça na tela grande. Os filmes têm como características protagonistas de personalidade forte, atraentes e geralmente heróis (ou anti-heróis) que lutam para amenizar as mazelas e injustiças sofridas pelos negros. Os vilões, em sua maioria, policiais brancos que oprimiam os menos favorecidos. As trilhas sonoras eram formadas por músicos de sucesso de público e crítica da música negra norte americana e ajudou a enriquecer os filmes. Tendo em vista o contexto histórico, o resultado não seria outro a não ser a divisão de opiniões entres brancos e negros e até mesmo entre os próprios negros, que possuíam opiniões distintas quanto ao gênero. Mas para aqueles que criticavam apenas pelo apelo racial, não contavam com a qualidade do filmes. Há grandes obras do blaxploitation e listaremos 5 filmes que consideramos importantes.Cabe registrar que o gênero foi um grande formador de clichês cinematográficos, que estão presente até os dias atuais em filmes de ação e filmes policiais.

Coffy (Coffy) - 1973

blaxploitation

Dirigido por Jack Hill e estrelado pela Pam Grier, heroína de vários filmes blaxpoitation, Coffy é uma mulher que resolve caçar traficantes, cafetões e policiais corruptos após quase perder a irmã para o vícios das drogas. Coffy é indispensável e precisa ser visto. Uma pena que no Brasil poucos tiveram a oportunidade de assitir. O roteiro é bom e o filme bem dirigido. Mas o maior triunfo, sem dúvidas, é Pam Grier, que encana Coffy e nos leva a um mundo intrigante. Coffy usa da sensualidade em muitas das vezes para conseguir eliminar todo tipo de escória que passe pela sua frente. A interpretação de Pam Grier é envolvente e responsável, em grande parte, pelo sucesso do filme.
Algo a dizer sobre este filme é que se trata de um dos filmes preferidos de Quentin Tarantino. O diretor gosta tanto que homenageou o gênero em seu filme Jackie Brown (Jackie Brown) 1997, trazendo em seus elenco a própria Pam Grier em homenagem a atriz e ao blaxploitation. Ótimo filme!!!
blaxploitation


Shaft (Shaft) - 1971


 O mais popular do gênero, Shaft foi dirigido por Gordon Parks e estrelado por Richard Roundtree e narra a história de um detetive particular que é contratado por um grande criminoso para encontrar sua filha que foi sequestrada. A trilha sonora marcante nos dá atmosfera adequada do filme e nos insere no mundo dominado por gangues rivais e pela máfia, todos em buscar do poder. Shaft é um cara durão e muito seguro de si. É procurado pelo chefão de um crime organizado devido a sua influência tanto entre negros, quanto entre brancos. Temos aqui um peculiaridade dentro do gênero, uma vez que não há policiais corruptos e o personagem mantem até mesmo uma certa "parceira" com a polícia. O roteiro não é tão marcante ou possui maiores ramificações, mas Shaft é um personagem marcante e um bom exemplo do herói (muitas vezes anti-herói) do gênero aqui retratado.
Devido a popularidade do personagem, há várias sequências e uma série de televisão. 

Super Fly (Super Fly) - 1972

blaxploitation

Dirigido por Gordon Parks Jr. e estrelado por Ron O'neal possui todas as características de um bom blaxploitation, tendo uma trilha sonora impecável. Conta a história um traficante que deseja sair do mundo do crime, mas, para isto, precisa fazer sua última e gigantesca transação para alcançar seu objetivo. 
O filme dividiu opiniões e muitas negros protestaram por entenderem que a imagem de sua raça estava sendo denegrida, uma vez que os negros, na maioria das vezes eram retratados como criminosos, membros de gangues ou traficantes. Enquanto outros, entendiam que era forma de representatividade. Os afro-americanos almejavam por heróis negros no cinema e o blaxploitation tornou isto possível. Contudo, alguns se incomodavam por existir uma limitação a personagens criminosos ou machistas. Criou-se uma divisão de ideias entre os afro-americanos. 
Deixando de lado o contexto histórico e político, Super Fly é um dos melhores do gênero e em termos de técnica é considerado a obra-prima do blaxploitation.


Sweet Sweetback's Baadassss Song (1971)


blaxploitationSim, este título enorme é o título original do filme e foi mantido no Brasil. Escrito, produzido, dirigido e estrelado por Melvin Van Peebles é um filme independente que, infelizmente, aqui no Brasil só é possível assistir se for baixado da internet. Inovador, conta a história de homem que ajuda um desconhecido a escapar da mira de dois policiais racistas. O personagem Sweetback, que ajuda um desconhecido pantera negra, é garoto de programa e por conta disto há inúmeras cenas de sexo. Muitas foram censuradas e houve divisão de opiniões. É considerado sensacionalista, mas não se pode negar que foi revolucionários e trouxe uma narrativa dinâmica em um forma de filmar bem peculiar. Tem um final insano e difícil de acreditar. Ficamos sem fôlego. Pode-se dizer que seria este o pai do Blaxploitation sendo um dos primeiros exemplares do gênero. 

O Chefão do Gueto (Black Caesar) - 1973


blaxploitation

Estrelado por Fred Williamson e dirigido por Larry Cohen o filme conta a história da ascensão e queda de mais temido chefe do crime. Tommy Gibbs nasce no subúrbio e cresce tendo em sua rotina a morte de muitos negros pela polícia. Já adulto se torna em criminoso respeitado e enfrenta a máfia. A trilha sonora, como na maioria dos blaxploitation, é ótima e poderosa e ajuda criar o tom de uma história um tanto quanto dramática. O temas pobreza e racismo são bem explorados e nos é apresentado durante a trajetória do criminoso. 





2 comentários:


  1. Esses 5 filmes são ótimos! Adoreí files de comédia é definitivamente meu gênero favorito. Mas eu recomendo Apenas o Começo é definitivamente um dos meus favoritos, o elenco formado por Morgan Freeman, Tommy Lee Jones, Rene Russo, Glenne Headly é espetacular. Eu considero isso um dos Melhores filmes de ação e comédia . Eu gosto muito deste tipo de filmes, eles sempre chamam minha atenção por causa da história muito divertida. Você não pode parar de vê-la.

    ResponderExcluir
  2. Titanium nail art design online at iTech.com - TITanium Artists
    Tinted aftershokz titanium in an indian 2013 ford focus titanium hatchback stone. 3cm titanium ore of metal design. titanium mens wedding band A diamond etched nail art design design. mens titanium braclets

    ResponderExcluir